NOSSA HISTÓRIA

São símbolos da RBA seu “slogam” e distintivo.
Seu “slogam” - " ( A Rede Brasileira da Amizade, que não é minha, não é sua, é dos 80 metros ) ".
Finalidade -  A RBA tem por objetivos principais:

1-      Realizar QAP para trafego de QSL.
2-      Ser ponto de encontro para radioamadores que desejarem manter um QSO amigo.
3-      Promover a mútua cooperação entre radioamadores e comunidade em geral.

A RBA-Rede Brasileira da Amizade tem transmissão diária no horário de 21:00 a 22:00 (Local) na frequência de 3698.00 Khz.

Organização e Direção:

Mantenedor: PU5ISM – Miranda (Joenville)
Coordenador: PU2SRH – Amador (Ibiuna)
Assistente Coordenação: PU2OZB – Mauro (Campinas)
Assistente Coordenação: PU2NFW – Francisco (Ilha Comprida)

Qualquer Radiomador poderá participar da RBA-Rede Brasileira da Amizade, seja ele de qualquer classe, sendo vedada qualquer discriminação neste sentido.



Transcrevemos na Íntegra a Matéria de Divulgação vinculada em 1980

"REDE BRASILEIRA DA AMIZADE
Sr. Diretor
Leitor das Revistas Antenna e Eletrônica Popular, Radioamador e na qualidade de Presidente da Rede Brasileira da Amizade, venho a presença de V.Sa. para, em meu nome e de 253 estações que compõe, solicitar a divulgação deste nosso trabalho, executado com muita humildade, sem objetivos promocionais, porém com as atenções voltadas para o bem servir.
Peço licença para, rapidamente, contar-lhe a nossa pequena história, que teve início às 21h30min do dia 15-6-80. Estávamos na frequência de 3.700 kHz, em companhia de PY1VZA, Roberto, PY1VYZ, Marcelo, PY1UAD, Menezes e PY2 TRO (R.Preto). Levávamos um QSO tranquilo, quando surgiu a idéia de colocarmos a Rede Brasileira da Amizade no ar. Fixamos que a mesma iria ser operada naquela QRG, no horário de 21h00min às 24h00min, diariamente. Rapidamente esboçamos pequenos texto-padrão de chamada, e aquele que iria apresentar a nossa filosofia destacou-se dos demais, por expressar, em sua simplicidade, os nossos objetivos: "A Rede Brasileira da Amizade não é minha, não é sua, não é de ninguém. É dos oitenta metros e ajuda desta maneira o Radioamadorismo no Brasil e destina-se ao tráfego do QTC e é um ponto de encontro para um QSO amigo."
Calcados neste "slogan", iniciamos as nossa atividades, cadastrando as estações que, durante as 3 horas de QAP, prestigiaram a R.B.A. Hoje 40 dias após seu início, contamos com mais de 250 estações, que dedicam 5 ou 10 minutos de seu apoio, em um constante revezamento.
Fomos agraciados pela LABRE/Central, Brasilia, quando a mesma, através de seu Presidente, Sr. Remy Flores Toscano, PT2VE, homologou a Rede Brasileira da Amizade, para a leitura de seus Boletins Oficiais, que são editados todas as quintas-feiras, através de PT2 AA (estação oficial), operada por PT2PA, Paulo Lucatelli. A partir daí, cresceu bastante o número de estações que às quintas-feiras nos honram com o seu QAP.
Procurando aprimorar o nosso trabalho, sugerimos à LABRE/Centarl que nos enviasse cópias dos boletins, para que pudéssemos retransmiti-los, diariamente, às 21h30min, sempre dentro da R.B.A. Acolhida a idéia, já estamos reeditando os mesmos.
Norteados pelo propósito de maior divulgação e procurando atingir pontos mais distantes do País, achamos por bem diversificar as nossas atuações. Pra tanto, convidamos diversos colegas para serem coordenadores da R.B.A., cabendo a cada um a missão de colocá-la no ar, na noite em que estiverem escalados. Assim sendo, a R.B.A. está sendo realizada dentro do seguinte esquema.
2 feira - Operada por PY2RRF, Neucler, Campinas. SP; 3 feira Operada por PY1VZJ, Renato, PY1VZA, Robert, PY1UAD, Menezes e PY-VYZ, Marcelo,-Rio,RJ; 4 feira - Operada por PY2UIF, Limdemberg, S.Andre, SP; 5 feira - Operada por PY4XGV, Vieira, Belo Horizonte, MG; 6 Feira - Operada por PY2UZJ, Edson, S.Caetano do Sul, SP; sábado/domingo - Operada por PY2TRO, Silvio, Ribeirão Preto,SP.
Esta providência veio resolver alguns problemas que inicialmente tivemos, assegurando a entrada no ar da R.B.A.., uma vez que, no impedimento eventual de alguém um outro colega a coloca em atividade.
Inúmeros QTc já foram divulgados por nós, dando-nos com isso maior entusiasmo para continuarmos a servir a quem quer que seja.
Contudo com o indispensável apoio de V.Sa, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento, aguardando a sua presença na Rede Brasileira da Amizade.
Renato Gomes, PY1VZJ
(Rio de Janeiro, RJ)
**Parabéns a PY1VZJ e a todos os demais componentes da Rede Brasileira da Amizade pelo bom serviço que estão prestando ao Radioamadorismo e pelo elevado número de estações participantes! Disponham de E-P no que pudermos se úteis - G.A.P.

Gentileza. Tipografia São Domingos s.a..