sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Código "Q" no radioamadorismo.

QRA - Qual é o nome de sua estação? O nome de minha estação é ....

QRL - Você está ocupado? Estou ocupado, favor não interferir.

QRM - Minha transmissão está interferida? Interferência na transmissão (ou recepção).

QRN - Você está sendo perturbado pela estática? Perturbação por estática.

QRO - Devo elevar a potência? Potência elevada de transmissão.

QRP - Devo baixar a potência? Potência baixa de transmissão.

QRQ - Devo transmitir mais rápido? Transmissão rápida.

QRS - Devo transmitir mais lentamente? Transmissão lenta.

QRT - Devo parar de transmitir? Pare de trasmitir.

QRU - Tem algo para mim? Não tenho nada para você.

QRV - Você está pronto? Estou pronto.

QRX - Quando você me chamará de novo? Favor aguarde.

QRZ - Quem está me chamando? Você está sendo chamado por ....

QSD - Minha manipulação é defeituosa? Manipulação defeituosa.

QSJ - Dinheiro (entre radioamadores).

QSL - Pode você confirmar a recepção? Confirmo a recepção (cartão QSL).

QSO - Contato entre duas estações.

QSP - Pode você retransmitir para ....? Retransmito para .....

QSY - Devo mudar para outra freqüência? Mude para outra freqüência.

QTH - Qual é a sua localidade? Minha localidade é .....

QTR - Qual é a hora exata? A hora exata é .......